Visualizações

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Viveiro de Mudas Nativas



                                    "Educação Profissional, Transformação de Vidas!"


Romário Oliveira


Um Viveiro é o ambiente/local onde germinam e se desenvolvem todo tipo de planta. É nele que as mudas serão cuidadas até adquirir idade e tamanho suficientes para serem levadas ao local definitivo, onde serão plantadas. Os Viveiros contam com diferentes tipos de infraestrutura, que vão depender do seu tamanho e de suas características.

Podemos destacar dois tipos de viveiros:

- Viveiro permanente, onde são produzidas mudas de maneira contínua e por tempo indeterminado, ou para comercialização; e

- Viveiro temporário, onde as mudas são produzidas para uma determinada área e por um período limitado.

Um viveiro de mudas florestais está relacionado à conservação e ampliação da cobertura vegetal, inclusive em áreas degradadas, criando possibilidades de utilização sustentável de recursos naturais, bem como alternativas de trabalho e renda.

As florestas são fundamentais para a vida no planeta,  armazenam carbono, ajudam a regular o clima, reduzem o impacto de inundações e deslizamentos de terra.

As florestas plantadas podem ajudar a recuperar as florestas naturais, onde a terra sofreu degradação ou erosão. O manejo e a localização adequada das plantações contribuem para a conservação da biodiversidade, atendendo as necessidades dos seres vivos.

A promoção do reflorestamento também é importante pela ampliação da capacidade de absorção de carbono, contribuindo para a redução do chamado “efeito estufa”.

Dessa forma, foi que o CETEP Chapada Diamantina II em parceria com a Enel Green Power instalou na área externa do CETEP um viveiro de mudas nativas Morrenses. O viveiro foi implantado em 2017 onde foi possível produzir uma diversidade de mudas, sendo distribuídas inicialmente para o reflorestamento das áreas onde os parques foram instalados e distribuídos para a comunidade.

Hoje, o viveiro está sob supervisão do técnico em agroecologia João Pedro e estagiários dos cursos técnicos, que em diálogo com a Gestão do CETEP criou em paralelo com o viveiro uma horta orgânica, onde todas as verduras produzidas são utilizadas no complemento da merenda escolar.


“Educação Profissional, Transformação de Vidas!”
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita de alunos e professores do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro da cidade de Saúde

Alunos do 2º e 3º ano Técnico em Agropecuária e 3º ano Técnico em Zootecnia do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro da cidade de Saúde,...