Visualizações

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Atividades Práticas e Visitas Técnicas - Curso Agricultor Orgânico - PRONATEC




"Educação Profissional, Transformação de Vidas!"

CETEP Chapada Diamantina II 
Disciplinas: Introdução a Agricultura Orgânica, Plantio e Manejo na Agricultura Orgânica.
Professor: Leonardo S. Rocha.
Atividades Práticas e Visitas Técnicas 

Em 05 de Junho de 2019 ocorreu a primeira atividade prática no espaço do CETEP, na área destinada aos experimentos, junto ao viveiro de mudas florestais. Na oportunidade o professor Leonardo abordou temas como, análise e preparo do solo, identificação e controle de plantas espontâneas, observação de fatores locais com influencia nas técnicas de cultivo a serem empregadas, a exemplo de: clima, tipo de solo, luminosidade (incluindo a interferência do muro da escola, quê bloquei parte da radiação direta no fim da tarde), além de, outros detalhes importantes. Em seguida efetuamos o preparo de uma pequena área para o plantio de sementes crioulas de milho, de variedade conhecida localmente como milho batin, que foi semeado na semana seguinte. Neste mesmo dia realizou-se a semeadura de espécies florestais no viveiro de mudas nativas. A partir daí seguiu-se realizando os tratos culturais periodicamente, controlando as plantas espontâneas e efetuando-se a cobertura morta. Já no dia 10 de julho, as plantas de milho cultivadas estavam alcançando altura aproximada de 50 cm, com aspecto vigoroso e sadio.

No dia 11 de julho houve o preparo de uma área adjacente, iniciando o cultivo desta com outra variedade de milho crioulo, o milho roxo, e com abóbora da variedade menininha, fazendo duas linhas de plantio margeando o terreno, onde serão cultivadas hortaliças diversas.

Em 15 de julho aconteceu a primeira visita técnica das respectivas disciplinas, onde os alunos foram levados para conhecer um projeto empreendedor e muito criativo do jovem Lucas, que cultiva orquídeas. O Orquidário Capadócia é um espaço rústico que se harmoniza com a paisagem serra do Planalto de Morro do Chapéu, possuindo muros e demais construções de pedra, preserva espécies nativas e comercializa as exóticas, utilizando apenas insumos orgânicos no cultivo. O proprietário produz composto orgânico e cria galinhas caipiras, aproveitando o esterco das aves para adubação. Além da característica de floricultura do empreendimento, ainda possui uma boa aptidão turística devido ao evidente apreço das pessoas pela beleza das orquídeas, mas também pela forma como o espaço foi construído integrado aos afloramentos de rochas, dessa forma recebendo muitos visitantes.

Em 18 de julho as intervenções continuaram no espaço disponibilizado pelo CETEP, para as aulas práticas dos agricultores orgânicos em curso, pelo Pronatec, desta feita preparando canteiros para cultivo de hortaliças no centro da área, já semeada anteriormente por milho roxo e abóboras, tendo como objetivo criar um mini agroecossistema diversificado. Foram feitas as covas, leiras e adubação orgânica das mesmas. Os dias de inverno contribuíram para umedecer o solo que deverá ser semeado nos próximos dias.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita de alunos e professores do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro da cidade de Saúde

Alunos do 2º e 3º ano Técnico em Agropecuária e 3º ano Técnico em Zootecnia do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro da cidade de Saúde,...