Visualizações

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Diálogo com o CETEP para construção de ações nas comunidades da área de influência direta do complexo eólico Morro Sul II.

 "Educação Profissional, Transformação de Vidas!"


Inicialmente, a equipe da Gaja Consultoria desenvolveu visitas às comunidades da AID e entrevistas com pessoas de referência para tentar compreender a realidade local. Com a investigação da equipe da Gaja e usando dados de fontes oficias foi possível a elaboração do Diagnóstico de percepção socioambiental do projeto eólico Morro do chapéu Sul II (em anexo). 

Levando em consideração a importância das atividades agropecuárias, percebemos que existe uma grande demanda por ações de assessoria técnica rural, com ênfase na Agroecologia. Por isso, o Programa de Educação Ambiental e Saúde (PEAS), foi ajustado para contribuir positivamente com esta demanda. 

Houve doação de 12 tipos de sementes de hortaliças adaptadas à realidade local (Abobrinha, Cebolinha, Abóbora Maranhão, Berinjela, Beterraba, Cenoura, Coentro, Couve manteiga, Melancia, Quiabo, Tomate cereja e Vagem rasteira), substrato, bandejas de germinação e adubo orgânico para 38 famílias de 07 comunidades da AID.

Estamos frequentemente realizados visitas técnicas nessas famílias, essas visitas ora ocorrem individualmente ora ocorrem coletivamente, respeitando as medidas de saúde e segurança para a COVID 19. 

As visitas acontecem de forma teórica e prática onde são abordados assuntos com foco na Agroecologia como por exemplo: 

Convivência com o Semiárido: Doação e Plantio de Árvores Nativas e Frutíferas; 

Introdução à Agroecologia: Manejo e Instalação de Áreas de Produção Agroecológica priorizando a criação de pequenos animais e o policultivo de espécies vegetais nativas ou adaptadas à região; 

Reaproveitamento de Resíduos orgânicos - Compostagem e Vermicompostagem (criação de minhocas); 

Manejo Agroecológico dos Solos: Adubação Verde, Rotação de Culturas e demais práticas de conservação dos solos;  

Boas práticas de Cultivo Orgânico: Oficinas de Defensivos Naturais (Controle de Pragas e Doenças), Manejo de Plantas Espontâneas; 

Culinária sustentável, Saúde e Segurança Alimentar: Oficinas de Beneficiamento da produção agrícola; Reaproveitamento integral de alimentos; Boas práticas na manipulação de alimentos.  


Em linhas gerais, essas são as ações de assessoria técnica previstas e que já estão em execução.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita de alunos e professores do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro da cidade de Saúde

Alunos do 2º e 3º ano Técnico em Agropecuária e 3º ano Técnico em Zootecnia do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro da cidade de Saúde,...