Visualizações

sexta-feira, 12 de julho de 2019

VISITA TÉCNICA À COMUNIDADE QUILOMBOLA DE BARRA.




                             "Educação Profissional, Transformação de Vidas!"

Professores: Alvalice
Maria Goretti
Franco
Felipe

Estudantes do 2° ano Agropecuária e 2° Agroecologia visitaram hoje (10-07-2019) juntamente com alguns professores (as) a Comunidade Quilombola de Barra II.


Todos (as) (estudantes e professores (as) saíram do CETEP CHAPADA DIAMANTINA II às oito horas com destino à Comunidade. Chegando ao povoado, todos(as) foram para a sede da Associação onde houve a apresentação dos(as) participantes do evento.

A professora Goretti destacou a importância da realização do evento, frisando bem sobre a necessidade de uma participação efetiva de todas as pessoas.

A professora Goretti convidou as pessoas para realizarem as apresentações das atividades desenvolvidas no povoado:

Sirlene, Assistente Social e Quilombola da comunidade de Queimada Nova apresentou as diversas atividades que a Associação participa e destacou a importância da organização dos documentos para a efetiva participação de concorrência em diversos Editais lançados pelo governo. Sirlene apresentou alguns projetos desenvolvidos pela Associação e a sua atuação no cargo que assume no momento.

Após a fala de Sirlene, a professora Goretti pediu para o estudante concluinte em Agroecologia (Carlito) residente na Barra para se apresentar e explanar sobre a sua atuação na comunidade e falar sobre as culturas implantadas pelo mesmo na sua propriedade. Após a apresentação de Carlito, Goretti apresentou o Técnico em Agroecologia (Josevaldo Júnior), formado no CETEP para apresentar o projeto que o mesmo atua acompanhando 60 famílias em algumas Associações das cidades de Morro do Chapéu e Cafarnaum. Josevaldo iniciou se apresentando e explanando sobre o projeto que o mesmo atua (Bioágua familiar - sistema de captação e reuso de águas cinzas para a irrigação de quintal produtivo de cultivo agroecológico). O projeto consta da implantação de equipamentos para aproveitar a água residuária de pias de cozinha, de águas residuais de lavagens de roupas e de banheiros para a aplicação dessas águas (após o devido tratamento) em plantas mediante o sistema de irrigação por gotejamento. As plantas obtidas nos quintais são de excelente qualidade nutricional (visto que não há aplicação de fertilizantes sintéticos, nem agrotóxicos), sendo que os mesmos servem de alimento para as famílias e, o excede pode ser comercializado nas feiras.

Após a fala de Josevaldo, Goretti chamou o Técnico em Agroecologia Maurício (Formado no CETEP Chapada Diamantina II), onde o mesmo explicou sobre o desenvolvimento das atividades desenvolvidas na propriedade familiar, onde os membros da família cultivam diversas culturas (alho, feijão, alface, fava, feijão de porco, palma, dentre outras). Maurício relatou também sobre as atividades desenvolvidas pelo mesmo na Fazenda Akã (plantio de espécies para a extração de óleos essenciais).

Após a apresentação de todos(as), foi realizado um lanche (merenda), que logo após o lanche, foi realizada a caminhada para a visitação no Projeto Bioágua (num quintal de uma das associadas da comunidade), após a visita, o pessoal foi para uma área de plantio de alho, alface, coentro e outras culturas (cultivos agroecológicos) na propriedade da família de Maurício, depois foi realizada uma visita à Fazenda Akã (produção de óleos essenciais) onde foram destacados detalhes necessários ao desmatamento da área (documentação envolvida), todos os trâmites necessários à perfuração de um poço tubular e documentação necessária para a obtenção de outorga (direito de uso da água do poço). Foi explanando também com demonstração e estudantes testando a marcação do local da perfuração de um poço (radiestesia). Todos (as) continuaram a visita na Fazenda Akã observando o desenvolvimento das culturas já implantadas (melaleuca, lavanda, pathouli e alecrim).

Após a visita à Fazenda Akã, os(as) estudantes foram almoçar, onde logo após o almoço, foi realizada uma visita à propriedade do Sr. Carlito onde o mesmo demonstrou a implantação da cultura da batata desde o preparo do solo, irrigação, tratos culturais e colheita. O Sr. Carlito explicou também detalhes para se obter mudas de boa qualidade da cultura do marmelo, demonstrou na prática a poda da cultura do marmelo e falou sobre a importância da cultura para a Comunidade Quilombola (tradição e valores obtidos a partir da venda do fruto "in natura" ou de produtos advindos do marmelo como os doces, geléias, licores...).

O CETEP Chapada Diamantina II agradece e parabeniza grandemente aos profissionais que foram convidados para apresentarem suas atividades desenvolvidas com ética e compromisso.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita de alunos e professores do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro da cidade de Saúde

Alunos do 2º e 3º ano Técnico em Agropecuária e 3º ano Técnico em Zootecnia do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro da cidade de Saúde,...