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terça-feira, 29 de outubro de 2019

Hortas Escolares


"Educação Profissional, Transformação de Vidas!"

Leonardo Rocha  e Alunos do 2º ano em Agroecologia

Hortas Escolares



Em consonância com os Eixos 2, 4 e 5 do Programa Educar para Transformar - um Pacto pela Educação, e o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, a Secretaria Estadual da Educação, por meio da Coordenação Executiva de Projetos Estratégicos da Educação / Coordenação de Educação Ambiental e Saúde, estimula a implantação de hortas nas unidades escolares da rede estadual, como uma das estratégias para inclusão de propostas de sustentabilidade socioambiental no Projeto Político Pedagógico, para incentivar a criação e o fortalecimento das Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - COM-VIDA, para contribuir para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e para a consecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, além de fortalecer a participação da juventude baiana na implementação das Políticas Nacional e Estadual de Educação Ambiental. 

Diversos autores destacam que a implantação de horta escolares, como um eixo gerador da prática pedagógica, viabiliza ações importantes, como: debates, estudos, atividades sobre as questões ambientais, alimentares e nutricionais; proporciona um trabalho dinâmico, participativo, prazeroso, inter e transdisciplinar, promovendo descobertas e múltiplas aprendizagens, permitindo o envolvimento e a expansão do pensamento crítico dos estudantes, influenciando em sua forma de agir frente às questões socioambientais, além de reorientar o processo de aprendizagem e permitir uma visão complexa dos sistemas ecológicos. 

As hortas escolares servem como espaço para ajudar a despertar uma consciência ambiental e a implantação de hábitos de vida saudáveis, através da construção de um ambiente voltado para as práticas ambientais, onde as atividades desenvolvidas poderão tornar as aulas prazerosas e diversificadas, unindo teoria e prática em um campo de interações reais e visíveis à percepção dos estudantes, servindo como um laboratório vivo, proporcionando vivências ímpares no aprendizado dos mesmos. Além disso, as hortas, também, podem contribuir para a inserção da comunidade, trazendo para o projeto os pais e familiares dos estudantes e, consequentemente, o fortalecimento da parceria escola-família. 




























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